domingo, 28 de agosto de 2011

UMA IGREJA COMPLECENTE - Tiatira - Apocalipse 2.18-29

A palavra “complacente” significa “agradar a alguém”, “fazer a vontade”.
Tiatira era uma cidade da província romana da Ásia, área agora ocupada pela parte ocidental da Turquia. Tal como na maioria das cidades daquela região, Tiatira tinha muitos templos dedicados a vários deuses.
A primeira pessoa a aceitar Jesus como salvador na Europa, Lídia, era de Tiatira.
Historicamente houve uma Igreja em Tiatira com as condições escritas aqui por João.
A carta à Igreja em Tiatira é, ao mesmo tempo, a mais longa e a que fortemente reflete uma condição de total corrupção. Nesta carta, há um único verso que ressalta o que aquela Igreja tinha de bom; porem, há cinco versos que descrevem seus males e trazem advertências severas.
Esta carta à Igreja em Tiatira mostra-nos que a Igreja pode cair a um nível baixíssimo, e, apesar disso, ser chamada de “Igreja”. Esta carta mostra o triúnfo do paganismo na Igreja, especialmente no tocante aos seus padrões morais.
Quem escreve esta carta? Vs 18: “...O Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido”. Em cada carta, o título e a caracterização de Cristo visam ter uma aplicação direta à Igreja a quem Ele escreve. Tiatira era uma Igreja corrupta, complacente com o pecado, madura para o juízo divino, pois vivia debaixo do desprazer de Deus. Assim, também, Cristo é caracterizado como um Juiz que tem autoridade, e que em breve aplicará seu castigo.
O que Ele escreve? Vs 19 – Em todas as cartas que Jesus escreve para as sete Igrejas do Apocalipse Ele descreve esse conhecimento: “Conheço as tuas obras”. Isso expressa um conhecimento das condições espirituais daquelas Igrejas, e não apenas um conhecimento daquilo que elas faziam, ao que denominamos de serviço. Há um conhecimento de Deus da condição espiritual de cada Igreja, de cada um de nós. Davi no Salmo 139 expressa esse conhecimento de Deus quando ele diz: “Tu me sondas e me conheces... de longe penetras os meus pensamentos... e conheces todo os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda... Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir”.
Portanto, quando o Senhor diz que “Conheço as tuas obras”, Ele está afirmando que conhece não só todo o nosso serviço, mas, também como Ele conhece a nossa condição espiritual em realizar tais serviços.
O que Ele tinha contra a Igreja em Tiatira? Vs 20 – A tolerância à um tipo de Jezabel. Jezabel foi esposa do rei Acabe, rei de Israel, nos dias do profeta Elias. Foi uma rainha idolatra e imoral que lutou contra Elias, desafiando e negando a sua autoridade espiritual. Jezabel era uma princesa pagã quando o rei de Israel se casou com ela. Esse casamento assinalou o começo do declínio moral da nação de Israel. O certo é que Jezabel nunca entendeu e nem respeitou a adoração e o culto a Deus. E com isso Israel começou a viver uma das maiores apostasias da fé no reinado de Acabe.
Acabe era de caráter fraco e maleável, logo se transformou em um instrumento nas mãos de Jezabel. Ela chegou ao extremo de procurar eliminar completamente os profetas do Senhor, e teria obtido sucesso se Obadias não tivesse escondido 100 profetas, de 50 em 50 em cada cova, sustentando-os a pão e água.
Ela estabeleceu em Israel a adoração ao deus Baal e a outras divindades pagãs. Um gigantesco santuário fora levantado na capital Samaria para adoração a Baal, suficientemente amplo para conter todos os adoradores desse culto. Contava com 450 sacerdotes de Baal. Acabe, o rei de Israel, se rebaixou a ponto de oferecer sacrifícios a uma divindade falsa nos santuários que foram levantados.
Jezabel, a prostituta religiosa e ardorosa promotora da idolatria, tornou-se um símbolo do pecado que cometia a Igreja de Tiatira.
A quem Jesus se referia como Jezabel tolerada pela Igreja em Tiatira?
1. É possível que existisse na Igreja em Tiatira alguma seita licenciosa, alguma prática herética, contrária à Palavra de Deus, a quem Jesus dá o nome de Jezabel.
2. Também é provável que Jesus tenha nominado algumas pessoas que não só levavam, mas também praticavam rituais pagãos, rituais que não são ensinados por Deus em Sua adoração.
3. Notemos que Jezabel era uma profetiza de Baal. Ela imitava os dons espirituais provavelmente mediante as artes mágicas e o demonismo. Desse modo ela representa a imitação satânica dos dons espirituais.
4. O nome de Jezabel representa o adultério espiritual, e, muitas vezes, esse adultério espiritual era tolerado, ou, até mesmo encorajado dentro da Igreja de Cristo. Era quando o povo de Deus começava a crescer em vangloria, honrarias, méritos, se assentando no trono e deixando o Senhor da Igreja fora dele.
5. Em fim, quando Jesus cita Jezabel em sua carta à Igreja em Tiatira, Ele quer mostrar que muitas vezes o mundanismo, práticas religiosas, porem antibíblicas, tem penetrado no meio do povo de Deus, levando o ser humano a uma “satisfação” emocional, egocêntrica e não há uma satisfação espiritual de sua alma.
Creio que podemos entender isso como ajeitar as coisas para que todos no culto fiquem satisfeitos, sejam agradáveis, fiquem alegres, sem importar se o Senhor da Igreja está satisfeito e alegre com suas práticas.
É moldar a Igreja a padrões atuais e mundanos e não moldar o mundo aos padrões de Deus – Vs 21,22 – Há muita Igreja doente porque não tem vivido e nem pregado a seriedade do evangelho do Senhor Jesus Cristo – Vs 22 – O leito de enfermidade será um leito de morte. Aqui é subtendido a ira de Deus contra as “Jezabel” e todos aqueles que seguem as suas idéias; todos aqueles que cedem às influencias malignas do paganismo – Vs 23: “...vos darei a cada um segundo as vossas obras” – Um homem será julgado tanto pelo que tiver feito, como por aquilo que é, e não haverá exceção acerca disso, porque Paulo diz em 2º Cor 5.10: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”.
Cristo faz uma promessa à Igreja fiel – Vs 24-26 – A todos aqueles que se mantiverem fieis, não abrirem a guarda para que o mundanismo penetrasse; não viveram e nem permitiram práticas mundanas dentro da Igreja do Senhor; a estes “eu lhe darei autoridade sobre as nações”. A promessa é que, aqueles que repeliram o corrupto mundo de Jezabel herdarão o novo mundo, herdarão a vida eterna. Deus fala de autoridade, Deus fala de honra, pois Deus honrará aqueles que Lhe são fieis.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário