quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ANA- O ENCONTRO COM A VONTADE DE DEUS - 1º Samuel 1.1-20

Meu relacionamento com Deus se baseia na minha obediência.

A Bíblia se refere a Deus como o nosso Pai, nosso provedor, nosso Redentor. Se cremos em tudo isso e cremos também que Ele nos ama e nos trata como Seus filhos, como podemos acreditar que Ele possa esconder de nós a Sua vontade?

O que é a vontade de Deus? Muitos cristãos falam sobre a vontade de Deus como se fosse o velho truque das tampinhas no tabuleiro. Deus não é mágico. A Bíblia nos ensina que Deus enviou Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados e faria sentido achar que agora Ele não revela a vontade dEle em nossas vidas?

Creio que a vontade de Deus sempre foi e é revelada a nós, porém, muitas vezes não a conhecemos, porque nosso relacionamento com Ele se baseia em nossa obediência, isto é, não temos sido obedientes ao ponto de enxergarmos a sua vontade.

Ana era serva do Senhor, conhecia o Senhor, podemos até dizer que tinha intimidade com Deus. (falar de sua história – Vs 1-8)

Há um detalhe muito importante na história de Ana: Era o Senhor que lhe havia deixado estéril – Vs 5,6

Quando enfrentamos qualquer situação em nossa vida, temos que entender que servimos ao Senhor que controla tudo. Aprouve a Deus que Ana fosse estéril – a vontade de Deus deveria ser revelada na vida de Ana para que o nome de Deus fosse glorificado. Você já pensou nisso?

Ana viveu dentro da vontade do Senhor. Quando não suportava mais aquela situação, que é descrita no verso 7, Ana buscou o Senhor para conhecer a Sua vontade.

Algumas lições nós aprendemos aqui, acerca de buscar a vontade de Deus para a nossa vida:

1) TRANSPARÊNCIA COM O SENHOR – Vs 10,15 – Ana se coloca diante do Senhor em oração. Ela está triste, amargurada, precisando encontrar resposta para a sua vida. Ela era serva do Senhor, confiava nele... Qual é a vontade de Deus? envergonhá-la diante do inimigo? humilhá-la? Diminuí-la? NÃO. Paulo afirma que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”, portanto, tudo em nós é vontade de Deus.

Ana se coloca diante de Deus sem máscaras, sem usar qualquer artifício, mas ela busca Deus com sinceridade.
O texto diz que ela chorava, sua alma estava amargurada e é assim que ela se apresentou diante de Deus para conhecer a Sua vontade.

Ana não teve medo do ridículo e nem de se expor. Não se preocupou com o que Elcana ia dizer, não se preocupou com as piadinhas que sua rival poderia fazer, nem com o que o sacerdote poderia pensar, simplesmente ela se derramou diante do Senhor – Vs 15

Joel 2.13 – “Rasgai o vosso coração”

Mateus 26.36-39 – Jesus no Getsêmani

Segunda lição que aprendemos aqui, sobre buscar a vontade de Deus para a nossa vida:

2) PERSISTÊNCIA NA ORAÇÃO – Vs 12,13,16 – Não temos o tempo exato gasto por Ana em sua oração, mas foi um tempo significativo porque chamou a atenção do sacerdote. Não só o tempo mas também a forma, a maneira em que ela orava: “Ana só no coração falava”.

Isso vem confirmar as palavras de Jesus em Mateus 6.7,8. Jesus não condenou o tempo da oração, mas as repetições vãs, sem sentido, vazias de espiritualidade. Pelo contrário, Jesus nos ensinou a persistir na oração – Lc 11.5-10.

Podemos orar a Deus com fervorosa persistência sabendo que Ele atenderá as nossas orações. Porém Deus sabe o que é melhor para nós, de uma maneira que nós não sabemos, e Ele, por isso, pode recusar em nos responder de imediato. Dizer “seja feita a Sua vontade”, submetendo nossas preferências à sabedoria do Pai, como Jesus fez no Getsêmani, é um modo explícito de expressar fé na bondade daquilo que Deus tem planejado.

Terceira lição que aprendemos aqui, sobre buscar a vontade de Deus para a nossa vida:

3) HUMILDADE NA ALMA – Vs 11,15 – Ana quando se aproxima do Senhor, se aproxima de coração quebrantado, com sua alma humilhada diante dEle. Humildade é sinônimo de necessidade, carência, de dependência, e, naquele momento, o Espírito Santo tem oportunidade de sondar o coração da serva que se coloca diante do Pai e descobrir dentro dele uma dependência de alma.

Vs 11 – “...Se benignamente atentares... e de mim te lembrares... e da tua serva não te esqueceres...” Não encontramos Ana murmurando pelos cantos ou blasfemando contra Deus ou revoltada por causa da sua sorte, mas encontramos alguém humilhada perante o Seu Senhor derramando sua alma diante do Pai para descobrir a Sua vontade – Vs 15.

Há algo de maravilho no voto de Ana – Vs 11 – Ela queria um filho, mas Ele seria do Senhor. Ela queria um filho, mas não era para exibi-lo diante de sua rival e nem para satisfazer seu próprio ego, ela queria um filho, mas o daria para o Senhor. Isso é sinônimo de humildade.

CONCLUSÃO – Vs 17-20 – Meu relacionamento com Deus se baseia na minha obediência. Ana conheceu a vontade de Deus para a sua vida através da sua transparência de vida com Deus, sua persistência na oração e sua vida de humildade com Deus.


Amém !

Nenhum comentário:

Postar um comentário