domingo, 29 de maio de 2011

Uma Promessa de Família Abençoada - Deuteronômio 6.4-9

O livro de Deuteronômio foi o último escrito por Moisés. A mensagem principal deste livro é recapitular com o povo de Deus, que havia saído do Egito, todos os mandamentos de Deus para que eles não se esquecessem quando tomassem posse da terra prometida.
O povo de Deus já estava às portas da terra prometida. E a promessa de Deus é que ali, nessa nova terra, eles seriam extremamente abençoados – Vs 10,11 – para eles seria um novo projeto de vida, uma nova conquista, onde Deus prometia a Sua bênção.
Mas o que Moisés coloca aqui é que a bênção de Deus sobre o povo na nova terra, seria condicionada à obediência, aos cumprimentos dos estatutos e aos juízos de Deus – Vs 1-3
Nos dias de hoje encontramos muitas pessoas correndo atrás das bênçãos do Senhor, desejosos e esperançosos de receber de Deus as Suas bênçãos, mas não procuram viver uma vida que agrada o coração de Deus.
Não podemos desfrutar das bênçãos do Senhor se não estivermos vivendo segundo a Sua vontade, segundo o Seu querer.
Neste texto, Moisés mostra que o povo seria abençoado quando tomassem posse da terra prometida, porém, para que as bênçãos de Deus os alcançassem, deveriam tomar algumas atitudes.
1) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS – Vs 4,5 – Aqui Moisés dá uma introdução ao maior de todos os mandamentos: o amor a Deus. E, nestas palavras, ele descarta totalmente a existência de qualquer outro Deus e ainda enfatiza a idéia de exclusividade e soberania de Deus quando ele diz: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor”.
Amar o Senhor de todo o coração, de toda a alma e de toda a força é o resumo de todos os ensinamentos, de todos os mandamentos do Senhor, e é a base de nosso relacionamento com Deus. Não há como servir a Deus se nosso amor para com Ele não for o principal, se o nosso amor para com Ele não for o mais forte dentro de nós.
O ser humano não pode amar a Deus conforme ama a outro ser humano ou a qualquer outra coisa, porque o amor a Deus envolve santo temor e reverência – Vs 13 – O amor a Deus se exprime por meio de uma lealdade a Ele e de onde se deriva um serviço obediente realizado de todo o coração. O amor a Deus, desacompanhado da obediência, não é amor.
A maneira que demonstramos amor a Deus é servindo-O com toda obediência. Por isso Moisés enfatiza a obediência aos mandamentos e estatutos do Senhor quando o povo tomasse posse da terra prometida.
Se queremos viver debaixo das bênçãos do Senhor, se queremos que nossa família seja abençoada, se queremos ter filhos abençoados, se queremos ser maridos, esposas abençoados, em fim, se queremos que nosso lar seja visitado sempre pela graça abençoadora do Senhor, devemos amá-lo com todo o nosso coração.
Jesus confirmou essa mensagem de Moisés ao povo de Israel quando lhe foi perguntado qual era o maior de todos os mandamentos; ele respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”.
Meu amado, se você tem amado mais o mundo do que a Deus, você não tem amado a Deus de todo o teu coração. Se qualquer outra coisa tem ocupado o espaço em eu coração, você não tem amado a Deus como a Bíblia nos ensina – Vs 3,4
2) TER A PALAVRA DO SENHOR NO CORAÇÃO – Vs 6 – Quais são as palavras que Moisés estava ordenando ao povo de Israel? Toda a legislação, todas as leis e mandamentos ensinados pelo próprio Deus. Todos os ensinamentos de Deus deveriam estar no coração de cada um.
A lei cai por terra quando não é acolhida no coração. Deus não queria uma obediência forçada, mas Deus queria uma obediência baseada no amor, por isso a lei deveria estar no coração.
É do coração que emanam as intenções, as resoluções e a força para cumprir a lei. No verso 5 encontramos três palavras: coração, alma e força. E agora no verso 6 Moisés resume tudo com a palavra coração. Isso significa que a obediência espiritual é uma questão do coração, e não apenas da mente.
Em Deuteronômio 11.18 Moisés repete o seu conselho ao povo quando diz: “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos”.
O salmista quando medita no valor da lei do Senhor também expressa a sua preocupação em ter a Palavra do Senhor no coração quando ele diz: “Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).
Deus não quer uma obediência cega, Deus quer uma obediência como fruto do coração; uma obediência como resultado de um coração que esteja disposto a obedecer por amor, não por medo ou temor, obediência não como meio de alcançar algum benefício, mas obediência em amor, coração obediente aos Seus mandamentos.
Hoje dentro do lar encontramos muitas formas de obediência a muitas coisas (obediência à TV, computador, à internet), mas a Palavra de Deus tem sido esquecida, a Palavra de Deus tem sido negligenciada, a Palavra de Deus tem sido trocada por outros ensinamentos, outras preocupações.
E como conseqüência disso encontramos lares desajustados: os membros da família não se entendem mais, a desordem, e desobediência e a desunião e a indecência tomaram conta do lar. O egocentrismo tomou conta: é cada um pra si, e Deus pra ninguém. E, como isso tem aumentado, o número de adolescentes e jovens desajustados na escola e na sociedade, a criminalidade e as drogas têm aumentado assustadoramente no seio da família, sem falar da liberação sexual que tem invadido os lares: hoje sexo antes do casamento é algo essencial!!!???
Em fim, não precisamos ficar aqui relatando todo o mal no qual nosso mundo, nossa sociedade está vivendo, é só assistir a um jornal da TV que você fica sabendo de tudo.
Mas, e a Palavra de Deus? Aquela palavra que traz todas as orientações necessárias para que sejamos abençoados e felizes com o Senhor? Esta tem ficado esquecida – Vs 6: “Essas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração”.
3) ENSINAR A SEUS FILHOS A AMAR A DEUS – Vs 7-9 – O que me chama muito a atenção aqui em primeira mão é a responsabilidade que os pais tem de ensinar aos seus filhos a palavra do Senhor. Isso é uma responsabilidade dos pais, não dos professores, não do pastor, de mais ninguém a não ser dos pais. Os pais são os responsáveis espirituais de seus filhos.
Mas o que Moisés coloca aqui é inculcar, que significa: “Fazer-se aceitar; impor-se”. Na realidade, nós impomos aos nossos filhos muita coisa, pois queremos que eles sejam bem educados, estudiosos, inteligentes, os melhores em tudo, mas falhamos quando deixamos de inculcar neles a Palavra de Deus. Escolhemos o melhor colégio, as melhores roupas, mas não os preparamos para eternidade e nem os preparamos para amarem ao Senhor de todo o coração.
Tendo a Palavra de Deus no coração, de nossa boca só sairá ensinamentos da Palavra de Deus. Por isso que Moisés diz que devemos inculcar a Palavra de Deus a nossos filhos falando dela assentados em casa; falando dela andando pelo caminho; falando dela ao nos deitarmos; falando dela ao nos levantarmos; termos a Palavra de Deus em nossa vida diária, como sinal em nossa mão, como frontal aos nossos olhos, escrita nos umbrais de nossa casa, nas portas de nossa casa; isto é, se vivermos cada dia o dia todo com a Palavra de Deus, nós a inculcaremos na mente de nossos filhos.
Na Igreja em que fui pastor em Nova Iguaçu tinha na frente três árvores plantadas, e todas elas tinham o seu tronco torcido. Um dia um presbítero de nome Manoel me disse que tinha sido ele quem havia torcido aqueles troncos desde quando ele as plantou naquele lugar. É de pequeno que se torce a árvore.
Salomão nos ensina em seus provérbios que devemos “ensinar a criança no caminho em que ela deve andar e, quando for velho, não se desviará dele” – neste texto há uma promessa: se houver um ensinamento perfeito da vontade de Deus no coração da criança, ela vai crescer e não se desviará do que lhe foi ensinado.
Não podemos negligenciar uma responsabilidade tão grande como esta. Nós pais, estamos formando cidadãos, portanto, formemos cidadãos segundo coração de Deus. Você quer ver seu filho na eternidade junto com você? Ensine-o a guardar a Palavra de Deus.
CONCLUSÃO: Vs 24,25

2 comentários:

  1. Para se ter uma família abençoada é preciso estar atendo aos decretos de Deus e tê-lo único em nossas vidas. Vida de oração também é muito importante e por último não menos importante é ter uma vida de eterna gratidão.
    Cláudia Cancella

    ResponderExcluir
  2. Querido pastor Fernando. Eu aqui buscando textos para fazer meu sermão dominical e me defronto com palavras tão abençoadoras. Saudades.

    ResponderExcluir