quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fé, Oração e Confiança - Salmo 13

Até quando esquecerás de mim? Será para sempre? Por quanto tempo esconderás de mim o teu rosto? Até quando terei de suportar este sofrimento? Até quando o meu coração se encherá dia e noite de tristeza? Até quando os meus inimigos me vencerão? Ó Senhor, meu Deus, olha para mim e responde-me! Dá-me forças novamente para que eu não morra. Assim os meus inimigos não poderão se alegrar com a minha desgraça, nem poderão dizer: Nós o derrotamos! Eu confio no teu amor. O meu coração ficará alegre, pois tu me salvarás. E, porque tens sido bom para mim, cantarei hinos a ti, ó Senhor.” BLH

Não há nenhuma informação sobre o que Davi estava passando neste momento em que ele escreve essa poesia, esta canção. Não sabemos se se tratava de um inimigo pessoal como Saul ou o seu próprio filho Absalão, ou de um inimigo do povo de Israel, pois Davi era um homem de guerra, um grande general do exército de Deus.

Mas o que encontramos aqui descrito neste Salmo demonstra sofrimento, amargura, medo, insegurança, em fim, todos os sentimentos que nós também sentimos, pois são sentimentos que fazem parte de nossa fraqueza humana.

A Bíblia nos ensina que o “justo viverá por sua fé”. O que é fé? Como você entende por fé? Fé não significa apenas o fato de você crer em Deus, crer em Sua justiça e estar em Sua casa buscando em adoração e louvor. Creio que fé envolve muito mais do que isso.

Creio que a fé vai alem do crer em Deus e buscá-lo em adoração e louvor; creio que também significa a maneira pela qual você vai se comportar diante de uma aflição, diante de uma dificuldade, diante de uma dor, ou diante de um inimigo.

Aqui no Salmo 13 encontramos um homem de fé, de oração e de confiança em Deus. Mas isso não exclui o seu sentimento de medo, de insegurança, de dor. Aqui no Salmo 13 Davi demonstra o que todos nós sentimos. Não somos super-crentes, não somos super-herois da fé. NÃO. Somos fracos, somos carentes, somos inseguros, sofremos com a perseguição, sofremos com a adversidade da vida.

Podemos dizer que este Salmo é o retrato daquilo que todos nós sentimos.

A expressão com a qual ele começa sua oração a Deus é uma expressão de questionamento que se repete por quatro vezes em 2 versículos: “Até quando?” essa pergunta corresponde ao intenso desejo de libertação e à grande angústia que pairava em seu coração – Vs 1,2

A primeira coisa que Davi coloca aqui diante de Deus são os seus sentimentos no momento em que está sofrendo.

1) ESQUECIDO DE DEUS – Vs 1 – Davi se sente abandonado por Deus, esquecido de Deus em seus problemas, suas lutas, suas dificuldades. A idéia que temos é que o tempo passava mas não havia respostas de Deus, não havia solução, pelo contrário, parecia um que Deus estava em silêncio e isso trazia um sentimento de ter sido esquecido por Deus.

Eu vejo nestas palavras de Davi um retrato fiel da nossa própria experiência? Muitas vezes, devido á nossa aflição, somos levados a pensar que somos tão insignificantes para com Deus a ponto Dele ter nos esquecido: “Até quando Senhor?”

2) TRISTEZA NO CORAÇÃO – Vs 2 – Esse sentimento de Davi era de tristeza, tristeza no coração, angústia, algo que nenhum medicamento poderia resolver, era algo de dentro de sua alma. Notem também que era uma tristeza diária, todos os dias; e também era algo que ele lutava todos os dias. Não se tratava de uma tristeza que ele cultivava, que ele queria sentir, que ele queria alimentar em sua vida para que alguém tivesse pena dele, mas ele relutava, ele tentava resistir a ela, mas não conseguia se livrar.

O próprio sentimento de se ter sido esquecido de Deus já provoca dentro do ser humano uma tristeza imaginável. O sentimento de abandono deixa qualquer um destruído. “Até quando Senhor estarei relutando contra essa tristeza em meu coração todos os dias? “Até quando?”

3) DERROTA – Vs 2 – O seu inimigo estava erguido contra ele, preparado para dar o bote, preparado para ceifar a sua vida. Ele se sentia fraco diante de seu inimigo. Era como se ele estivesse voltado a enfrentar o gigante Golias, só que, agora, ele se sentia como um verme diante daquele gigante, certamente iria fracassar. Suas forças se foram e o inimigo crescia cada vez mais.

Quando as dificuldades surgem em nossa vida, realmente o sentimento que temos é que os problemas vão nos sucumbir, perdemos as forças, nos enfraquecemos, nos sentimos derrotados, fragilizados. “Até quando Senhor vamos ter esse sentimento de fraqueza? “Até quando nossos inimigos vão prevalecer? “Até quando?”

Até aqui Davi expressa o que vai no coração de todos nós. Esses sentimentos de Davi são os nossos. Muitas vezes questionamos a Deus o seu aparente silêncio, a tristeza que vai em nosso coração pelo seu “silêncio” e o sentimento de derrota que temos diante dos nossos inimigos, os quais não conseguimos vencer. Quantas vezes não perguntamos a Deus: “Até quando?”

Mas, em sequência à sua oração, Davi toma três atitudes que, muitas vezes, falta em nós como servos do Senhor.

1) BUSCAR DEUS – Vs 3,4 – Ele sabia que, diante da aparência de abandono, Deus estava acessivo ao seu clamor. Ele toma uma atitude de buscar Deus. Ele pede, ele busca, ele bate: atenta... responde-me... ilumina-me... Deus meu!

Ele também pede ao Senhor por iluminação para que ele pudesse enxergar o mover, o agir de Deus. Ele buscar o Senhor para que Deus lhe concedesse a vitória diante de seu inimigo. Era mais um Golias que precisava ser vencido, era mais um gigante em sua vida que precisava ser derrubado.

Buscar Deus significa orar. A oração acalma a alma, a oração traz paz interior, a oração tranquiliza o coração. Se você acha que Deus te abandonou, vai orar. Se você acha que Deus se esqueceu de ti, vai orar. Se você acha que seus inimigos estão prevalecendo, vai orar. Jesus nos ensinou a orar: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” Mt 7.7

Quando oramos, descansamos nos braços de Deus. Isto é um ato de fé. Fé significa que, nas horas de fraqueza da alma, eu devo buscar o meu Deus.

2) CONFIAR NA GRAÇA – Vs 5 – Davi confiava na misericórdia de Deus. Ele faz uma declaração de fé. Em contraste com o aparente abandono de Deus, Davi continuava a crer. Em contraste com a tristeza em seu coração, ele continuava a crer. Ele não perdeu sua confiança nas misericórdias do Senhor.

Jamais podemos perder a confiança nas misericórdias do Senhor. Deus é um Deus gracioso. Sua relação conosco sempre foi por meio da Sua graça, Sua misericórdia. E a Sua Palavra nos ensina que Sua misericórdia jamais terá fim. Deus nunca deixa de nos amar, nunca oscila os Seus sentimentos para conosco. Nisso podemos confiar. Em Isaías 49.15 ele diz ao povo de Israel: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.”

3) LOUVAR O SENHOR – Vs 6 – Notem bem, até aqui Deus ainda não tinha manifestado a Sua presença na vida de Davi, muito menos resolvido a sua questão. Mas a sua fé, a sua oração e a sua confiança em Deus o fazem louvar o senhor “porquanto me tem feito muito bem”.

Davi cantou para Deus e Deus era a essência de seu cântico. Irmãos, isso é fé; isso é confiança em Deus. Ele começa sua oração com desespero, se sentindo só, abandonado, fraco. Porem, termina sua oração cantando ao Senhor; termina seguro na graça, termina com o seu coração não mais condoído pela tristeza, mas regozijado na salvação do Senhor.

Deus nunca está longe de nós. “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” Sl 34.18

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário