domingo, 10 de julho de 2011

A Alegria da Casa do Senhor - Salmo 122

Alegria é um dos sentimentos mais ricos que qualquer ser humano gostaria de viver sempre. Hoje há uma deturpação no verdadeiro sentido da alegria.

Alegria não é resultado de alguns poucos momentos alegres, mas a alegria verdadeira, duradoura, é resultado de satisfação plena de nossa alma, pela presença forte e plena do Espírito Santo em nós.

Paulo fala sobre a alegria do crente quando aos Filipenses ele escreve: "Alegrai-vos no Senhor, outra vez vos digo, alegrai-vos no Senhor". Em outras palavras, o apóstolo estava querendo dizer que a nossa alegria só pode existir quando há a alegria do Senhor. Não existe alegria longe do Senhor, não existe alegria fora da comunhão com Deus.

O Salmo 122, Salmo este escrito pelo rei Davi, fala da alegria que o povo de Deus sentia pelo privilégio de subir a Jerusalém, a Cidade Santa, e ir ao Templo, a Casa de Deus para adorar: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor".

Nossos privilégios, como filhos de Deus, povo escolhido do Senhor, salvos, regenerados pela Sua infinita graça e misericórdia, são maiores do que os privilégios do povo que adora deuses mortos, que vivem, congregados pela sua ignorância prestando sacrifícios que jamais podem satisfazer o Senhor Deus e jamais podem trazer alegria para os seus corações.

A nossa alegria não está baseada em estar na casa do Senhor simplesmente, mas em estar na Casa do Deus vivo, na presença deste Deus verdadeiro, que é merecedor de toda a nossa adoração e louvor, um verdadeiro sacrifício vivo, santo, fruto de lábios que confessam o Seu nome. Por isso, acheguemo-nos a Ele com alegria. "Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor". Nosso coração deve se regozijar por estar na casa do Senhor porque:

1) HÁ COMUNHÃO DO POVO DE DEUS – Vs 2,3 - "Cidade compacta" significa "concentrada em si mesma", que, no original hebraico, expressa o sentido de comunhão humana. Esta frase transmite a idéia de que Jerusalém (que aqui no texto indica a Casa de Deus) era o centro da vida judaica, a fonte e o centro de sua unidade coletiva.

Davi queria expressar que dentro dos muros de Jerusalém, isto é, dentro dos átrios da Casa do Senhor, havia uma unidade coletiva, uma união do povo de Deus.
E essa união existia porque o povo vinha de suas tribos mais longínquas, e se juntava em Jerusalém, na Casa de Deus para realizar o sacrifício coletivo: ”... para onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, como convém a Israel, para renderem graças ao nome do Senhor”.

"Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do Senhor", pois ali há uma verdadeira comunhão de povos diferentes, raças diferentes, tribos diferentes, culturas diferentes, mas que são capazes de viver em comunhão por causa do mesmo objetivo e propósito: prestarem sacrifício ao Único Deus. Povos diferentes sim, mais de um único Deus.

A comunhão do povo é essencial para a adoração a Deus.

Salmo 133 - Este Salmo é uma expressão de santo gozo ocasionado pela reunião de Israel como uma só família nos momentos de adoração a Deus. Pois quando há esta comunhão, Deus ordena a Sua bênção e a vida para sempre na vida de Seu povo, na vida da Igreja.

"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor", vamos fazer parte desta comunhão com Seus remidos.

Mas nosso coração também deve se alegrar porque:

2) É MOMENTO DE RENDER GRAÇAS AO SENHOR - Vs 4 - No coração de Davi, não existia o subir à Casa do Senhor para só pedir bênçãos, mas principalmente para agradecer: "Para onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, como convém a Israel, para renderem graças ao nome do Senhor".

Freqüenta-se o culto divino não somente para pedir bênçãos, mas também para exprimir nossa espontânea gratidão por tudo que vem de Deus.

Há um detalhe muito importante neste verso: "como convém a Israel". O que convém ao povo de Deus: subir com alegria à Sua Casa para agradecer.

O estar na casa de Deus não é motivo de escolha ou de uma decisão do nosso próprio querer, mas estar na casa de Deus deve ser motivado pelo desejo de gratidão pelas bênçãos que Deus tem derramado em nossas vidas.

Podemos parafrasear as palavras de Paulo quando Ele diz: "O amor de Deus me constrange", o amor de Deus me constrange a estar com alegria na Casa do Senhor para lhe agradecer por todas as bênçãos.

Nosso momento de culto, nosso momento de sacrifício, deve ser um momento único de gratidão, onde nossa vida é colocada aos pés do altar do Senhor, relembrando todo o bem que Ele nos tem proporcionado.
No Salmo 116, encontramos o salmista prestando a Deus um sacrifício de louvor pelas bênçãos derramadas: Vs 1-12

"Que darei eu ao Senhor por todos os Seus benefícios para comigo?" O salmista responde nos versos 14,18,19: "... na presença de todo o seu povo, nos átrios da casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém ...".

"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor", pois na casa do Senhor demonstramos nossa gratidão pelas suas bênçãos em nossas vidas.

Mas nosso coração também deve se alegrar porque

3) HÁ RECONHECIMENTO DA SOBERANIA DE DEUS - Vs 5-8 - "Tronos de justiça, tronos da Casa de Davi"- A ida à Casa do Senhor, à cidade de Jerusalém, com alegria no coração, era também o reconhecimento do povo de que Deus era o único Rei de Israel, acima do rei Davi, quem escreve o Salmo, acima de qualquer outro rei, Deus é o Rei dos reis. É o reconhecimento de que não há Rei maior, não há Rei melhor, não há Rei tão grande, como o nosso Deus, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores.

"Alegrei-me quando me disseram: Vamos", vamos buscar o nosso Rei, vamos adorá-lo, vamos agradecer a ele por tudo, vamos orar, buscar, derramar nosso ser, nosso íntimo na presença do Único Deus.

Quando o povo chegasse a Jerusalém, reconhecendo os juízos de Deus, a Sua soberania sobre todas as coisas, Seu reinado absoluto sobre o Seu povo, o povo deveria orar, buscar a face do Senhor para que:

a) Houvesse paz - Vs 6,7 - Este era o compromisso do povo ao estar diante do Senhor. Orar para que a paz reinasse sobre a Igreja do Senhor, isto é, sobre o povo de Deus. Paz significa não só estado tranqüilo de espírito, mas "perfeição", "plenitude", "contemplação", "saúde", isto é, uma paz dinâmica, capaz de produzir frutos na vida diária do povo de Deus.

Orai pela paz de Jerusalém, orai pela paz da Igreja, orai pela paz do Povo de Deus, orai para que essa paz produza frutos (perfeição, plenitude, contemplação do verdadeiro Deus, saúde), e vivam em prosperidade espiritual todos aqueles que amam o Senhor e haja prosperidade, crescimento, desenvolvimento, reavivamento, despertamento, que haja prosperidade dentro dos muros da casa do Senhor.

b) Houvesse comunhão - Vs 8 - Realmente o amor e a comunhão entre irmãos e amigos tem sido algo muito difícil hoje em nossos dias. Só a presença de Deus é que pode quebrar todas as barreiras criadas pela desunião e a ira provocadas pelo estado de pecado do homem. Deus não quer que haja divisão no Seu corpo, pelo contrário, que cada membro viva em perfeita harmonia para que haja crescimento deste corpo. "Por amor dos meus irmãos e amigos eu peço: Haja paz em ti".

CONCLUSÃO - Vs 9 - "Por amor da casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem" - Amor à Casa de Deus, amor ao Templo, amor ao local onde Deus escolheu para colocar o Seu nome, amor ao local onde os olhos de Deus estariam abertos e Seus ouvidos atentos à oração do povo que chamaria pelo Seu nome, amor à esta casa chamada Casa de Oração, por amor a esta casa, buscarei o teu bem.

Só o fato de sentirmos alegria em estar na casa do Senhor, já nos colocamos à disposição de Deus para amar a sua Casa de Oração, já nos colocamos à disposição do Espírito para realizarmos nesta casa aquilo que Lhe apraz, pois só Ele efetua em nós tanto o querer como o realizar.

Só o que está faltando em nós hoje é alegria de estar na Casa do Senhor.

"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor". Esta alegria não pode ser sentida por aqueles que estão mais preocupados consigo mesmos e, conseqüentemente vivendo afastado de um relacionamento mais íntimo e sincero com Deus, pois estão abrigando pecados em sua vida.

Se não sentimos alegria em subir à Casa do Senhor, é porque o nosso interesse está em outras coisas que não dizem respeito a Deus. Estamos em pecado.

Irmãos, tenhamos em nós o mesmo sentimento que houve também em Davi, alegria de chegar à Casa do Senhor, adentrar nos Seus átrios, provar da comunhão com Deus e com os Seus remidos, reconhecer nossa gratidão por tudo que Deus tem realizado em nossa vida e reconhecer a Sua soberania, Seu reinado absoluto sobre a nossa vida. Orar, orar para que haja paz e prosperidade nesta Casa. E, assim, a bênção do Senhor estará sobre nós.

Amém!

12 comentários:

  1. AMEI ESSE ESTUDO AGORA VOU MUITO MAIS FELIZ NA CASA DO SENHOR ADORA-LO E AGRADECER POR TUDO QUE TENS FEITO A MINHA VIDA 1

    ResponderExcluir
  2. Excelente estudo! Que Deus o abencoe e o capacite a escrever mais mensagens assim.

    ResponderExcluir
  3. Excelente estudo! Que Deus o abencoe e o capacite a escrever mais mensagens assim.

    ResponderExcluir
  4. Que templo? Não foi Salomão quem construi o templo de Jerusalém logo após a morte de Davi ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu irmão a paz do senhor Você esta correto Davi ja estava morto, quando o templo foi contruido porém ele já tinha a planta em suas mãos e já e profetizava as bênçãos sobre o templo sabe.... que nem quando voce vai construir sua casa e ja se imagina dentro dela forte abraço

      Responder

      Excluir
  5. Boa noite meu prezado colega
    Muito boa a mensagem sobre o Salmo 122. Parabéns pelo conteúdo dela.
    A partir de agora estou seguindo o seu blog, e gostaria de convidá-lo para seguir os dois blogs que administro: dasgracas.com e o Masquil da Palavra
    Receba um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. O interessante é que ,se Davi tá se referindo ao "Templo" , porque o contexto do Salmo não diz isso ? Sem contar que quando Salomão começou a construção do Templo David já tinha cerca de 4 anos de morto . (I Reis 6)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu irmão a paz do senhor Você esta correto Davi ja estava morto, quando o templo foi contruido porém ele já tinha a planta em suas mãos e já e profetizava as bênçãos sobre o templo sabe.... que nem quando voce vai construir sua casa e ja se imagina dentro dela forte abraço

      Excluir
  7. Esqueci de acrescentar no comentário anterior um outro fato interessante de haver APENAS UM TEMPLO EM TODA ISRAEL . (Deuteronômio 12)
    No NOVO TESTAMENTO a CASA e TEMPLO DE DEUS é (ou são) outra coisa (Hebreus cap. 3; Efésios 2:19 ao 22) , ou tô enganado ?

    ResponderExcluir
  8. Boa foi essa palavra que Deus continue abençoando que nós venhamos crescer cada dia na graça e no conhecimento de Cristo Jesus

    ResponderExcluir